Ponto das Artes do Instituto Trilhas se chamará "JUNIOR HOLANDA E GIRLENE MAGALHÃES"

O Ponto das Artes Professor Júnior Holanda, sede do Instituto Trilhas, já leva o nome de grande importância e referência política para a luta em defesa da educação e da cultura. Geraldo Gonçalves do Nascimento Júnior, filho desta terra querida, faleceu em fevereiro de 2017, aos 50 anos. Professor, estudioso, locutor, escritor, ativista político e cultural, Júnior Holanda foi figura emblemática não apenas na educação de Senador Pompeu e região, mas na história de nossa cidade como um todo, atuando diretamente na formação educacional, cultural e política de muitas gerações.

Agora, em 2021, o Instituto Trilhas dá um novo passo e amplia suas referências e a identidade do seu projeto em defesa da educação, das artes e da cultura como um todo. Com aprovação unânime da diretoria executiva, nossa sede agora será Ponto das Artes Professor Júnior Holanda e Professora Girlene Magalhães. Sem dúvidas, essa ação torna-se fundamental e reforça tudo aquilo que construímos até aqui, renovando o nosso compromisso com todas as pautas e bandeiras que temos defendido desde a nossa fundação.

Girlene Alves Magalhães também é filha de Senador Pompeu, tendo vivido toda a sua história no Distrito de Engenheiro José Lopes. Professora, agricultora, ativista cultural, Girlene faleceu em junho deste ano, aos 59 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, vítima da política de morte em curso no país diante da pandemia que, sob o governo genocida de Jair Bolsonaro, já ceifou mais de 600 mil vidas.

Apesar dos tempos difíceis e doídos, com perdas significativas para todos nós, não deixaremos que a tristeza do luto, a dor da saudade e a política de morte em vigor no país roubem de nós a esperança em dias melhores, e tomaremos os exemplos de luta e vida de Júnior Holanda e Girlene Magalhães como inspiração para seguir caminhando e avançando em todos os sentidos.

Assim, o Instituto Trilhas, a partir do Ponto das Artes Professor Júnior Holanda e Professora Girlene Magalhães, renova e fortalece o compromisso com a potência humana criativa para a construção e efetivação de outros mundos possíveis, silenciada e obstruída por diversas vezes pelas forças constituintes do sistema que aí está vigente em todas as suas manifestações e consequências. Assim, agregar o nome da saudosa Professora Girlene Magalhães significa ampliar e fortalecer os desafios que temos adiante.

Com isso, o simbolismo contido nessa ação potencializa ainda mais a nossa instituição. Mas, bem mais que o simbolismo, essa ação também nos desperta para uma prática e desejo antigo. A partir do mês de novembro, o Trilhas voltará a atuar junto às comunidades rurais do município de Senador Pompeu, como fez até antes da pandemia com o Cine Humaitá e outros projetos, por exemplo. Esse movimento de retomada das nossas atividades presenciais se dará a partir do Distrito de Engenheiro José Lopes, no intuito de constituir na comunidade um espaço de promoção e incentivo às artes e o fazer cultural, buscando contribuir para a democratização e a descentralização do acesso aos bens, serviços e produtos culturais em Senador Pompeu. Dessa forma, nosso compromisso torna-se práxis e ganha verdadeiro significado.

Júnior Holanda e Girlene Magalhães seguem presentes e vivos em nossas inspirações, e nós seguimos firmes e fortes nas lutas por tudo aquilo que acreditamos e sonhamos. Outros mundos são possíveis!

Júnior Holanda, presente!

Girlene Magalhães, presente!

 

Antônio Ismael da Silva Lima

Presidente do Instituto Trilhas / Coordenador do Ponto das Artes Professor Júnior Holanda e Professora Girlene Magalhães


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUTO TRILHAS PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO COLÓQUIO DIAS MULHERES VIRÃO

FILOSOFIA, FEMINISMOS E DIVERSIDADE: prazo para submissão de trabalhos prorrogado!

Filosofia para o fim do ano: Trilhas lança o e-book Filosofia e Pensamento Crítico do Norte e Nordeste