Filosofia para o fim do ano: Trilhas lança o e-book Filosofia e Pensamento Crítico do Norte e Nordeste

No apagar das luzes de 2021, o Instituto Trilhas nos aparece com o lançamento de mais um e-book: Filosofia e Pensamento Crítico do Norte e Nordeste. Este novo e-book é mais uma ação do Programa Filosofia em Rede, desenvolvido desde 2020 pelo Trilhas, e que tem por intuito estimular, promover e difundir a produção filosófica brasileira nestes tempos de pandemia. Neste e-book, optamos por dar visibilidade às pesquisadoras e pesquisadores docentes e discentes das regiões Norte e Nordeste do país, a fim de conhecer um pouco mais da pesquisa filosófica do lado de cá do Brasil.

Assim, esse volume não possui uma temática delimitada, abrindo espaço para que os autores apresentassem temáticas variadas da Filosofia e áreas afins, percorrendo períodos diversos e promovendo diálogos com a pluralidade de pensadoras e pensadores que aparecem ao longo da história da Filosofia. Ao lê-lo, é possível estabelecer contato com o pensamento de Enrique Dussel, Immanuel Kant, Seyla Benhabib, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Yara Frateschi, Wendy Brown, Guimarães Rosa, Jean-Paul Sartre, Patativa do Assaré, Arthur Schopenhauer, Simone de Beauvoir, Giorgio Agamben, Lilia Schwarcz, Gilles Deleuze, Félix Guatarri, Pierre Dardot, Soren Kierkegaard, Platão, bell hooks, Paulo Freire, Hannah Arendt, Silvio Almeida, e outros tantos.

Como mencionado anteriormente, a proposta deste e-book não é propriamente promover uma reflexão sobre a experiência filosófica nas regiões norte e nordeste do país, mas sim, e em primeiro lugar, constituir um espaço outro que permita que a produção filosófica nortista e nordestina tenham cada vez mais visibilidade. Abrangendo inúmeras vertentes, você poderá encontrar textos sobre existencialismo, a biopolítica sobre os corpos femininos, educação, ensino de Filosofia, inteligência artificial, vigilância digital, cultura sertaneja, racismo, críticas ao neoliberalismo, estudos decoloniais e outros. Muitos desses textos, inclusive, buscam instigar o debate, a reflexão acerca da própria conjuntura política brasileira.

Com organização de Sandra Guimarães, Carolini Dellavalle e Ismael Lima, Filosofia e Pensamento Crítico do Norte e Nordeste se soma aos outros trabalhos e eventos promovidos pelo Instituto Trilhas para a manutenção, fortalecimento e ampliação dessa rede de pesquisadoras e pesquisadores que se constituiu nesses espaços criados a partir de 2020, e da qual você, caro leitor, também faz parte.

Fruto também de uma parceria muito positiva, Filosofia e Pensamento Crítico do Norte e Nordeste tem o selo da Editora Phillos Academy e pode ser acessado e baixado gratuitamente no site https://phillosacademy.com/. Como todos os outros e-books, o acesso gratuito faz parte da política do Instituto Trilhas de contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento. Boa leitura!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUTO TRILHAS PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO COLÓQUIO DIAS MULHERES VIRÃO

FILOSOFIA, FEMINISMOS E DIVERSIDADE: prazo para submissão de trabalhos prorrogado!