ELIALDO RODRIGUES, ou Ravenna Daphine Polda Cardan






BIXA PRETA COM ORGULHO,
também conhecida e reverenciada como
Ravenna Daphine Polda Cardan,
o Instituto Trilhas homenageia outra grande figura
da cena artística e cultural do sertão central:


ELIALDO RODRIGUES

Jovem, negro, homossexual e artista, cria da periferia, diretamente do bairro Pavãozinho,
no município de Senador Pompeu,
Elialdo Rodrigues é o que é e não tem medo,
nem tão pouco vergonha de ser feliz.


Desde criança, Elialdo sempre participou dos mais diversos momentos de fruição artística nas escolas em que estudou, sobretudo a partir da dança, chegando a ganhar competições e premiações nos festivais em que pôde estar representando essas instituições. Na dança, ele se encontra, e hoje, somado ao trabalho de cabeleireiro, ele faz da sua arte profissão, como instrutor de dança e coreógrafo em instituições de ensino e de práticas físico-corporais da cidade.

Dançarino e coreógrafo, chegando a compor o balé de bandas de forró da região, como o nosso eterno Forró Galope, Elialdo também encontrou no São João uma de suas grandes paixões, onde as quadras dos arraiás passaram a ser seu palco principal por quase duas décadas, tendo participado de grupos de tradição junina de renome, como as quadrilhas Fulô do Sertão (pela qual levou o título de melhor noivo da Etapa Sertão Central  do Festejo Ceará Junino por duas vezes consecutivas, nos anos de 2014 e 2015), Coração Nordestino e Sol do Meu Sertão. Elialdo carrega ainda na bagagem a sua participação no Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão, onde dança desde 2010, tendo circulado por festivais de folclore nas mais diversas regiões e estados do país e no exterior. Cabe dizer também da sua atuação na encenação do espetáculo A Inigualável Paixão de Cristo, promovido todos os anos pela Fundação Santa Terezinha em Senador Pompeu.

  



Tendo a alegria como mote e não baixando a cabeça para as adversidades da vida, Elialdo é exemplo de superação e resiliência. Sempre solícito e sorridente, nosso artista 
conhece "a dor e a delícia de ser o que é".

Sua arte resiste e reexiste.
Viva Elialdo Rodrigues!






Comentários

  1. Uma grande pessoa e amigo,tem um coração enorme e uma delicadeza em tudo que faz, que Deus te abençoe sempre meu amigo irmão.

    ResponderExcluir
  2. Homenagem.merecida! Parabéns ao Instituto pela iniciativa é ao meu amigo querido Elialdo pela homenagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MEMÓRIAS DO SER-TÃO: E-book reunirá artigos sobre a história e a cultura do sertão central cearense

Trilhas lança chamada para o segundo volume do e-book FILOSOFIAS, FEMINISMOS E DIVERSIDADE

PENSAR E AGIR ENTRE RUÍNAS: Instituto Trilhas realiza webinário sobre Walter Benjamin e Hannah Arendt