MEMÓRIAS DO SER-TÃO: Instituto Trilhas lança coletânea sobre a história e a cultura do sertão central cearense

O Instituto Trilhas realizará, na próxima quinta-feira, dia 27 de novembro, o lançamento oficial do e-book Memórias do Ser-tão: Perspectivas sobre a história e a cultura do sertão central cearense. A obra, organizada pelos professores Ismael Lima e Wilton Santos, reúne textos de treze pesquisadores e pesquisadoras que abordam, sob diferentes perspectivas, episódios, memórias, disputas e expressões culturais que marcaram e seguem marcando a vida no sertão central do Ceará. O evento acontecerá em formato remoto, via Google Meet, com início às 17h30. O link de acesso será disponibilizado meia-hora antes na bio e nos stories do Instagram do Instituto Trilhas (@institutotrilhas).

A publicação integra as ações comemorativas pelos dez anos de atuação do Instituto Trilhas e dá continuidade ao trabalho de difusão do Programa Filosofia em Rede, iniciativa que desde 2020 estimula a produção de conhecimento nas áreas das humanidades, especialmente a partir de pesquisas desenvolvidas na própria região.

Uma obra plural sobre um sertão múltiplo

Com nove capítulos, Memórias do Ser-tão articula diferentes temporalidades, abordagens e objetos de estudo. O volume reúne trabalhos inéditos que revisitam episódios fundantes e igualmente silenciados da história regional, discutem representações midiáticas e religiosas, analisam práticas culturais e constroem novas leituras sobre identidade, memória e experiência sertaneja.

Ao percorrer temas como violência, cidades, educação, cinema, memória da seca, políticas públicas e religiosidades, o e-book compõe um mosaico interpretativo que ilumina aspectos pouco trabalhados pela historiografia tradicional, ao mesmo tempo em que reafirma o sertão central como espaço de produção intelectual e resistência cultural.

Compõem o livro os artigos de Nathan Pereira Barbosa, Lucas Pereira de Oliveira, Antonia Sammya Ferreira, Maria Lenúcia de Moura, Sophia Lara Ferreira de Oliveira, Antônio Ismael da Silva Lima, Carolini Dellavalle Vilão, Daniel Macêdo, Francisco Wilton Moreira dos Santos, Antônio Wesley do Nascimento Martins, Edmilson Alves Maia Júnior, Gabriel de Sousa Oliveira e Carlos Caíque Gomes da Silva.

Continuidade da pesquisa

Os organizadores já sinalizaram que Memórias do Ser-tão terá continuidade, com previsão de chamada para novos textos no início do primeiro semestre de 2026, dando sequência ao esforço de reunir e difundir pesquisas sobre a região, ampliando temas, abordagens e a participação de novos pesquisadores.

O Instituto Trilhas convida pesquisadores, estudantes, professores, agentes culturais e a comunidade em geral a participar do encontro e celebrar esta obra que reafirma a força da pesquisa produzida no sertão, por ele e para ele.

 

Serviço: Lançamento de livro

Memórias do Ser-tão: Perspectivas sobre a história e a cultura do sertão central cearense

📅 27 de novembro de 2025 (quinta-feira)

A partir das 17h30 (link disponibilizado às 17h no @institutotrilhas)

📍 Google Meet

📥 CLIQUE AQUI e baixe o seu exemplar gratuitamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PENSAR E AGIR ENTRE RUÍNAS: Instituto Trilhas realiza webinário sobre Walter Benjamin e Hannah Arendt

Trilhas lança chamada para o segundo volume do e-book FILOSOFIAS, FEMINISMOS E DIVERSIDADE

Programação do Webinário Pensar e Agir entre Ruínas