Dois novos e-books da série Filosofia em Rede publicados e disponíveis para download gratuitamente


Resultado da parceria firmada entre o Instituto Trilhas, os cursos de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Editora Phillos Academy, o e-book Filosofia em Rede é uma extensão do Webinário de mesmo nome. O evento que contou com três edições no formato virtual serviu como espaço de encontro de pesquisadoras e pesquisadores, docentes e discentes, de todo o Brasil e outros países, como Argentina, México e Israel, para pensar e fazer filosofia em tempos de pandemia. Com a intenção de ampliar este espaço, cada edição do Webinário conta com um e-book, que reúne os textos apresentados durante as mesas temáticas e de comunicação oral, ampliando assim os canais de produção, difusão e valorização da produção filosófica brasileira.

Em 2021, lançamos os volumes "Filosofia em Tempos de Pandemia" (que reunia os trabalhos apresentados na primeira edição do evento, realizada em junho de 2020) e "Democracia em Declínio" (com trabalhos promovidos na segunda edição, realizada em fevereiro do ano passado). Agora, apresentamos "Educação como Prática de Liberdade", uma edição especial que marcou as comemorações alusivas ao centenário de Paulo Freire, realizada em junho de 2021, e "Filosofia para Adiar o Fim do Mundo", com referências à obra e ao pensamento do filósofo indígena brasileiro Ailton Krenak.

A quarta e última edição do Webinário Filosofia em Rede, prevista para acontecer em março deste ano e que tinha como tema "Filosofia para Adiar o Fim do Mundo", foi cancelada por motivos maiores. Mas a proposta de realização do evento renasceu na última semana e agora virá em nova formatação. O Webinário se transforma no Seminário Permanente Filosofia em Rede, e contará com uma série de sete encontros a serem realizados entre os meses de agosto e novembro, sempre aos sábados, quinzenalmente, a partir das 16h, em formato virtual com transmissões pelo canal do Instituto Trilhas no YouTube. Na primeira rodada de conversas, que já se inicia no próximo dia 06 de agosto, os convidados serão os autores e autoras do quarto e-book, trazendo um pouco das discussões propostas nos textos submetidos à coletânea. E, desde já, você é convidado a interagir conosco. Haverá certificação de participação. Maiores informações nos perfis do Filosofia em Rede e do Instituto Trilhas no Instagram.

Abaixo, você acessa gratuitamente os quatro volumes do e-book Filosofia em Rede.

Boa leitura!


Filosofia em Rede: Filosofia em Tempos de Pandemia

Filosofia em Rede: Democracia em Declínio

Filosofia em Rede: Educação como Prática de Liberdade

Filosofia em Rede: Filosofia para Adiar o Fim do Mundo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUTO TRILHAS PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO COLÓQUIO DIAS MULHERES VIRÃO

FILOSOFIA, FEMINISMOS E DIVERSIDADE: prazo para submissão de trabalhos prorrogado!

Filosofia para o fim do ano: Trilhas lança o e-book Filosofia e Pensamento Crítico do Norte e Nordeste