20 de Agosto: Aniversário do Instituto Trilhas

O Instituto Trilhas completa hoje quatro anos de muita Arte, Cultura e Resistência. Sim, muita Resistência! Juro para vocês que não imaginávamos chegar até aqui. Queríamos ir longe, sempre. Mas, sempre tivemos consciência de todas as barreiras e dificuldades existentes nos caminhos de promoção da cultura. Lá no comecinho, quando estávamos pintando e arrumando nossa primeira Casa de Culturas e Ponto das Artes, no Bairro Alto da Esperança, lembro que nos disseram que não duraríamos seis meses, outros disseram que não havia necessidade de um espaço como o que pretendíamos. E lá se foram quatro anos...

Nossa luta começa no dia 20 de agosto de 2015, antes mesmo da oficialização da fundação do Trilhas em assembleia geral. Nascemos na luta em defesa do patrimônio histórico de nossa cidade. Quem não lembra da querela do "Puxadinho", que mexeu com toda a cidade?! Pois é, nossa militância cultural, enquanto instituição, começa a partir da necessidade de defender nosso patrimônio histórico e cultural e resistir aos mandos e desmandos de quem não consegue conceber tal questão como importantíssima para a compreensão da história do nosso lugar e do nosso povo e que é esse povo que legitima tal importância e não um pedaço de papel onde consta o decreto de tombamento.

Nascemos em agosto, mês do patrimônio histórico nacional e do folclore, e de lá para cá, nossa trajetória revela o quanto temos levantado a bandeira e atuado pela defesa de ambos, pautando nossa caminhada na valorização e preservação das manifestações culturais tradicionais, bem como no incentivo e na difusão da arte e de novas manifestações. 

Não tem sido nada fácil e, ultimamente, tem ficado cada vez mais difícil. Apesar de tudo, a gente já nem sabe quantas foram as sessões do Cine Humaitá na Casa e nas comunidades. Diversas foram as rodas de conversas, debates, oficinas, exposições. E quantos eventos. Feira Literária, Semana da Caminhada da Seca, Mais Cultura nas Férias, Dia das Crianças, 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, São João, Paradinha LGBT, Semana de Arte e Cultura, Shows. Quanta coisa!

Chegamos em 2019 conscientes de que a caminhada está só começando. Nestes quatro anos, conseguimos construir um alicerce, uma base, para podermos buscar crescer cada vez mais. E temos crescido. É tanto que só neste ano, aprovamos projetos nos Editais Ceará da Paixão e Ceará Junino da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sem esquecer o projeto do Cine Humaitá, aprovado no Edital Ceará Cinema e Vídeo, através do qual ainda mantemos convênio com a SECULT. Também em 2019, aprovamos o Ser-Tão Diverso, Festival da Diversidade Sexual, no Edital de Chamamento Público da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. Tudo isso serve para que nós tenhamos consciência de que estamos amadurecendo e tendo nossos esforços reconhecidos.

Neste dia de muita alegria, comemoramos as lutas vencidas até aqui, como também celebramos nossas derrotas, nossos erros, que tanto nos ajudaram a repensar a rota e refazer o caminho. E quantas vezes esse caminho foi refeito. E não poderia ser diferente, afinal, "o caminho se faz ao andar", diz o poeta Antônio Machado cuja poesia tomamos como lema.

Mas este é também um dia para marcar território e assumir posicionamentos mais claros e firmes em relação a tudo isso que temos vivido nos últimos anos, sobretudo nos últimos meses, com o governo inimigo da arte e da cultura de Jair Bolsonaro. Decidimos que em 2019 a IV Semana de Arte e Cultura de Senador Pompeu teria como objetivo principal a politização das pessoas. Afinal, toda arte é política e não podemos nos furtar disso. Não podemos nos calar diante de tantos ataques e retrocessos, um verdadeiro desmonte das políticas públicas culturais e sociais. É preciso enfrentar a ignorância e o autoritarismo, repudiar a censura e defender as políticas públicas conquistadas a duras penas. Não nos calaremos.

É por isso que hoje, no dia do aniversário do Instituto Trilhas, apresentamos a arte oficial da IV Semana de Arte e Cultura de Senador Pompeu, que acontece entre os dias 07 e 14 de dezembro de 2019, com o tema "Cultura e Revolução: Arte contra o fascismo", e que contará com mostra de audiovisual, mostra de teatro e dança, intervenções artísticas, oficinas, minicursos, rodas de conversa, cineclubismo, cafés literários e ainda o I Encontro de Filosofia do Sertão Central.

Apesar de estarmos celebrando nosso aniversário, é importante dizer que a IV Semana de Arte e Cultura marca o encerramento de nossas atividades em 2019 e representa uma incerteza sobre nossa atuação em 2020. A falta de recursos financeiros e humanos impossibilita a continuidade das ações. Lutaremos para que o Instituto Trilhas não feche, mas é certo que nossas ações estarão limitadas aos projetos que forem aprovados em editais ou receberem outras fontes de apoio. Continuaremos com o Ponto das Artes Professor Junior Holanda, mas manteremos a política de abri-lo apenas em dias de eventos cujas atividades visem a ocupação do espaço.

São as pedras no meio do caminho, mas seguiremos a caminhada. São tempos difíceis, mas resistiremos, como temos feito até aqui, transbordando arte, cultura e afetos. Viva o Instituto Trilhas.

Ismael Lima
Presidente do Instituto Trilhas


Comentários

  1. While considering the method, the accountable design engineer has to visualise the ultimate shape that's wholly enclosed by a mould. In the stage, there is no a|there isn't any} external pressure for shaping the half. Majority of components of manufacturing are usually derived from bronze. That is, the place the powder particles connect at varied points of contact with the best energy for the half which is to be dealt with after being ejected. There exist requirements in the trade for his or her density, Pore Size as well as|in addition to} Permeability. They have managed porosity so as to comprehend given precision machining properties for filtration.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MEMÓRIAS DO SER-TÃO: E-book reunirá artigos sobre a história e a cultura do sertão central cearense

Trilhas lança chamada para o segundo volume do e-book FILOSOFIAS, FEMINISMOS E DIVERSIDADE

PENSAR E AGIR ENTRE RUÍNAS: Instituto Trilhas realiza webinário sobre Walter Benjamin e Hannah Arendt